sábado, 4 de janeiro de 2014

Manual do risoto perfeito: segredos .

Manual do risoto perfeito: segredos passo a passo title=

k
Para quem deseja oferecer um prato requintado e ao mesmo tempo simples, o risoto pode ser uma ótima opção, é o que afirma a chef internacional Carla Pernambuco. Segundo ela, a versatilidade do prato está na liberdade em escolher e combinar os ingredientes conforme o paladar, a sofisticação, o tempo ou o orçamento.
O prato – típico da culinária italiana – se resume a uma maneira específica de cozinhar o arroz na qual o grão libera mais amido, conferindo uma cremosidade característica a qualquer receita.

Passo a passo do risoto perfeito de Carla Pernambuco

1. Refogar cebola e alho em óleo sem deixar dourar;
Crédito: Thinkstock

2. Adicionar os temperos (pimenta do reino, açafrão, sal etc.);
3. Adicionar o arroz e refogar por alguns minutos;
4. Despejar o vinho;
5. Assim que o álcool evaporar, adicionar uma concha de caldo;
6. Seguir mexendo e hidratando o arroz com o caldo fervente;
7. Misturar os outros ingredientes (cogumelo, carne, peixe, legumes, queijos);
Crédito: Thinkstock

8. Quando o risoto estiver cremoso e o grão al dente, desligar o fogo;
9. Finalizar com manteiga e queijos;
10. Na hora de servir, acrescentar queijo parmesão ralado, um fio de azeite de oliva, tempero verde picado e ervas em geral, conforme melhor combinar com o prato.
risoto tradicional é feito com arroz do tipo Arbório e Carnarolli. “Para quem quer caprichar, os detalhes é que fazem a diferença no resultado final”, afirma a gastrônoma e proprietária do restaurante Carlota.

Segredos do risoto perfeito

Utilize sempre caldo de carne ou de legumes feito em casa. Prefira manteigas, queijos e óleos de boa qualidade e utilize sempre ingredientes frescos e de boa procedência. Para não quebrar os grãos, use uma colher de pau. Evite, ainda, cremes pasteurizados, queijos processados e óleos comuns, pois eles se sobrepõem ao sabor dos outros ingredientes, orienta a profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário