domingo, 24 de novembro de 2013

consciência negra.

 semana da consciência negra o Centro Cultural da Justiça Federal recebe do dia 22 ao 24 de novembro, o tributo à Zózimo Bulbul: ator, cineasta e roteirista brasileiro. Em 1969, se tornou o primeiro negro a ser protagonista de uma novela brasileira.
Crédito: Divulgação
 Divulgação
VEJA TUDO O QUE VAI ROLAR:
O projeto pretende atuar na Preservação e Memória da obra de Zózimo Bulbul, que se tornou referência para a cultura negra através do cinema, revistando seu trabalho para formadores de opinião e principalmente para as novas gerações, através de Mostra de 13 filmes realizados por ele, como ator e cineasta, englobando obras realizadas desde o cinema novo, passando pela década de 70 até as mais recentes em 2012, acompanhadas de debates e Instalação Plástica Afetiva e lançamento de informe sobre o artista.
O evento será realizado na semana da Consciência Negra e em comemoração ao trabalho principal do artista nos últimos sete anos, com Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe, (realizados desde 2007 no Centro Cultural da Justiça Federal e no Cinema Odeon) que foi homenageado, passando a fazer parte do calendário oficial da Cidade do Rio – 22 de novembro – dia Municipal do Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe.
Um artista disposto fazer parcerias e trocar experiências com todos que partilhavam com ele o amor pelo cinema e sua paixão pela África. Assim, podemos definir Zózimo Bulbul que durante seus 50 anos de carreira foi incansável na defesa, valorização da cultura africana e na transmissão deste conhecimento para as novas gerações.
Nos últimos 10 anos de sua vida, construiu o Centro Afro Carioca de Cinema, um local de resistência, auto estima, conhecimento e modernidade dedicado às artes e a valorização dos cineastas brasileiros, africanos e caribenhos. Deste trabalho surgiram os Encontros de Cinema Negro Brasil, África e Caribe, e uma forte ponte cinematográfica com o Continente Africano e países da diáspora através da intensificação destas conexões internacionais. Um ícone na juventude, uma referência de luta na maturidade sempre um artista em busca da igualdade.
Crédito:cinema.uol.com.br

Mostra como Diretor e como Ator:
Alma no Olho Papel e o mar – Luis Antonio Pilar 2009 Aniceto em dia de Alforria O veneno da Madrugada – Rui Guerra 2004 Samba no trem Filhas do Vento – Joel zito Araújo 2003 Pequena África Compasso de Espera – Antunes Filho 1970 República Tiradentes A Deusa Negra – Ola Balogum 1979 Fespaco Ganga Zumba – Cacá Diegues 1967 Renascimento Africano
Debates com abertura com: Lea Garcia, Antonio Molina, Joel Zito Araújo, Luciano Vidigal.
Curadoria e Direção de Arte: Biza Vianna
Realização: Centro Afrocarioca de Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário